Auditoria

CIC559 - Métodos e Técnicas de Pesquisa 15h/01cr

 

Pesquisa: conceitos; classificação e tipos de pesquisa. Formulação de um problema, hipóteses. Como elaborar um projeto de pesquisa em Contabilidade, Normas da ABNT relativas à Pesquisa acadêmica.

 

CIC577 - Nivelamento Contábil - 30h/02cr

 

Objetivo da Contabilidade. Usuários das Demonstrações Contábeis. Princípios Fundamentais. Balanço Patrimonial. Classificação e Avaliação patrimonial. Demonstração de Resultado do Exercício. Integração das demonstrações contábeis. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Demonstração dos Fluxos de Caixa. Demonstração do Valor Adicionado.

 

CIC725 - Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos – 30/02cr

 

Fundamentos de cálculo financeiro. Valor do dinheiro no tempo: capitalização simples e composta. Juros e descontos comercial e racional. Juros compostos e equivalência de capitais. Séries de pagamentos. Sistemas de Amortização de dívidas. Taxas de Juros e Inflação. Análise de investimentos. Modelos de risco e retorno.

 

CIC726 - Análise das Demonstrações Contábeis - 30h/02cr

Estruturação para efeito de análise. Cálculo de índices a partir das demonstrações contábeis: Demonstração de Fluxo de Caixa, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração de Valor Adicionado. Relatórios finais a respeito das análises efetuadas.

 

CIC708 - Estatística Descritiva – 15h/01 cr

 

Distribuição de frequências e histogramas; Medidas de tendência central e de dispersão; Covariância e Correlação entre variáveis; Distribuição Normal e Normal Padronizada; Distribuição "t" de Student e Distribuição Qui-Quadrado. Estimadores e suas propriedades desejáveis; Testes de hipóteses estatísticas: Testes para médias e testes para variâncias.

 

 

CIC728 - Auditoria do Circulante – 3h/02 cr

 

Critérios de avaliação. Controles internos específicos. Programa, procedimentos e técnicas usuais para as áreas. Aspectos fiscais.

 

CIC 512 – Normas e Planejamentos de Auditoria – 15h/01cr

 

Normas Profissionais do Auditor Independente e do Auditor Interno. Visão Geral do Processo de Auditoria. Planejamento de Auditoria. Evidência de Auditoria. Procedimentos de Auditoria. Relevância. Risco de Auditoria. Estratégias Preliminares de Auditoria. Programa de Trabalho.

 

CIC707 - Amostragem em Auditoria – 15h/01cr

 

Amostragem. Determinação do tamanho de amostras. Regressão Linear.

 

CIC727 - Controles Internos e Lei SOX 30h/02cr

 

Importância do Controle Interno. Princípios fundamentais. Limitações. Levantamento do sistema. Avaliação do sistema e determinação dos procedimentos de auditoria. Lei SOX.

 

CIC705 - Auditoria do Ativo Não Circulante – 30h/02cr

 

Auditoria de Investimentos, Imobilizado e Intangível. Programas de trabalhos. Procedimentos e técnicas usuais de auditoria externa e interna.

 

CIC729 - Auditoria Do Passivo, Patrimônio Líquido e Resultados - 30h/02cr

Controles internos específicos. Programas, procedimentos e técnicas usuais de auditoria para receitas, despesas e patrimônio líquido. Aspectos societários e fiscais.

 

CIC569 - Auditoria Pública – 30h/02cr

 

Governo e governança públicos voltados para resultados, riscos operacionais, auditoria da gestão pública.

 

CIC702 - Relatórios em Auditoria – 15h/01cr

 

Emissão do Parecer dos Auditores, conforme Resolução do Conselho Federal de Contabilidade e Normas do Instituto  dos Auditores Independentes do Brasil.

 

CIC572 - Auditoria Tributária 30h/02cr

 

Tributos (federais, estaduais), legislação, incidência e reflexos nas empresas objeto dos trabalhos de auditoria.                                                                                                                                    

 

CIC599 - Auditoria de Sistemas de Informação - 15h/01cr

 

Estruturação e implementação de procedimentos de auditoria em ambientes informatizados segundo as normas internacionais ISACA/COBIT e os guias IIA/GTAG. Visão geral da Auditoria de Sistemas de Informação; Planejamento da Auditoria de Sistemas; Metodologia de Auditoria de Sistemas conforme normas internacionais ISACA/COBIT, para controles Gerais de TI (Planejamento de TI; Aquisição e Implementação de Software; Gestão de Mudanças; Gestão de Incidentes; Gestão de Usuários e Permissões; Infraestrutura; Operações de TI; Plano de Continuidade dos Negócios); Metodologia de Auditoria de Sistemas para controles de aplicação; Guias para Auditoria de Sistemas – GTAGs; Condução de uma Auditoria de Sistemas - Caso Prático.

 

Trabalho Final Da Especialização -

 

 

Ementa variável