O Mestrado em Controladoria e Contabilidade tem como objetivo geral promover a formação de pessoas com qualificação técnica e científica para exercerem atividades de ensino e pesquisa, além de oportunizar o aprofundamento em conhecimentos profissional e acadêmico para possibilitar o desenvolvimento das habilidades necessárias à condução e desenvolvimento de pesquisas em contabilidade e controladoria.

Os professores envolvidos neste programa de Pós-graduação trabalham em regime de dedicação exclusiva na UFMG e, portanto, são professores permanentes. A maioria deles participará de atividades administrativas de ensino, pesquisa e orientação. O programa envolve docentes com doutorados no exterior e que já tem experiência em pesquisa e orientação em programas de pós-graduação Stricto Sensu já consolidados.

A seleção dos candidatos ao Curso de Mestrado em Controladoria e Contabilidade da UFMG é feita pelo COLEGIADO de Coordenação Didática, de acordo com os critérios estabelecidos no Edital. Normalmente, as etapas do processo compreendem:

  • Prova de Conhecimentos Específicos
  • Análise do Histórico Escolar e Curriculum Vitae

Sendo facultado ao Colegiado estabelecer um edital para o processo de seleção que contemple outros critérios.

São disponibilizadas 16 vagas por ano para o curso de Mestrado, 8 vagas para cada linha de pesquisa.

Maiores informações sobre os documentos necessários para a inscrição, as datas de provas e divulgação dos resultados, podem ser obtidas no Edital do Processo de Seleção.

Para 2021, as etapas do processo foram alteradas, e compreenderão:
•    Análise do resumo executivo do Pré Projeto de Dissertação
•    Análise de Currículo
•    Arguição Oral do Pré Projeto de Dissertação apresentado

O Processo Seletivo de 2021 do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade -PPGC –  Mestrado e Doutorado –  está de acordo com a Política de Ações Afirmativas da UFMG. O Edital Regular de Seleção do curso de Mestrado e Doutorado prevê a reserva de vagas para candidatos autodeclarados negros. O Edital Suplementar, por sua vez, prevê reserva de vagas para indígenas e pessoas com deficiência.

Inscrição de 04 de janeiro de 2021 a 22 de fevereiro de 2021.

Formulário de Inscrição

Formulários que integram os Editais de Seleção de 2021 – Regular e Suplementar -  Mestrado e  Doutorado